ATIVIDADE PARA 9° ANO

Atenção alunos(as),

Leia o texto (acesse o link http://humanarte.net/nazistas.pdf) e responda os seguintes questionamentos:

1. O autor afirma que a Alemanha, pós primeira guerra mundial, era "um grande caldeirão social" (fazendo referencia aos problemas sociais, econômicos e políticos vivenciados pela Alemanha). Destaque algumas situações que fundamente esta afirmativa.
2. Destaque características de regimes totalitários presentes no texto.
3. Porque os empresários (a elite alemã) ofereceu apoio Partido Nacional Socialista?
4. Como o Partido Nacional Socialista percebia a juventude alemã?

O CINEMA E A HISTÓRIA

Graciliano Ramos afirmava que "a arte não tem compromisso com a verdade", isso é, o cinema quando aborda fatos históricos,  não tem o compromisso de trazer o fato como ele realmente aconteceu. O cinema produz uma peça que tem como pano de fundo um contexto histórico.
Para nossos estudos de História, o filme: "A vida é Bella" servirá  para compreendermos o contexto em que se passa o filme: identificar características que permita relacionar o conteúdo estudado com o apresentado pelos produtores do filme.

Na próxima semana, o filme será apresentado em sala de aula. Ao assistir, busque responder as seguintes indagações:

  1. O que é belo na história apresentada pelo filme?
  2. Destaque pontos que você gostaria de saber: o que é ficção e o que é "verdade"?

Comentários

  1. Boa noite professor Weslei pires Leite, estou construindo um trabalho (artigo) de conclusão de especialização com o seguinte tema:História do Tocantins, gostaria muito de se possível me envia uma cópia digital do material "A INVENÇÃO DO TOCANTINS: MEMÓRIA, HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO" de Fabrizio de Almeida. Porém não sei como ter acesso a ele, mas o professor Noé Freire Sandes da UFG lhe enviou uma cópia digital do material. Sou professor/historiador Naudo Barbosa - email: prof.naudo75historial@bol.com.br
    Grato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas