Exercícios - Revolução Francesa 8º ANO HISTÓRIA
Fonte: http://prodaniely.blogspot.com.br/2011/03/exercicios-revolucao-francesa.html
1- De acordo com as fases da Revolução defina:
A - Convenção Nacional
B – Diretório
C – Consulado
D - Assembleia Nacional
2-Responda
A - Como estava dividida a Convenção Nacional?
B - Explique as principais diferenças entre jacobinos e girondinos.
C-O que foi o golpe “9 de Termidor?
D - Como ficou conhecido o golpe que pôs fim ao diretório e implantou o consulado?
E - Cite duas características principais do governo exercido por Napoleão Bonaparte.
F - Explique o principal motivo que levou a burguesia a apoiar o golpe de “18 Brumário”.
G-O que foi o período do Terror durante a Convenção Nacional?
3-Assinale V para as afirmativas corretas ou F para as falsas.
A-( ) Para tentar resolver os problemas econômicos da França, o rei Luís XVI convocou a Assembléia dos Estados Gerais:
B-( ) Esta assembléia reunia membros dos três estados. Naquele momento, o objetivo era fazer a nobreza e o clero também pagar impostos. A votação poderia ocorrer de duas maneiras: por estado ou por cabeça.
C-( ) A votação por estado, ou seja, um voto por estado, agradava a nobreza, pois, obtendo apoio do clero, sempre vencia o povo nas decisões. Eram dois votos contra um.
D-( ) Já a votação por cabeça, considerando a decisão individual na assembléia, agradava ao povo, isto porque, sendo maioria, garantiria a vitória dos seus interesses.
E-( ) Ocorrida de 1789 a 1791, a Assembléia Nacional Constituinte foi aberta com o objetivo de criar uma constituição na França.
F-( ) Foi criada também a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que defendia o direito à liberdade e à igualdade jurídica.
G-( ) Outras mudanças que ocorreram foi a abolição do regime feudal, da sociedade estamental e a separação entre Igreja e Estado.
H-( )Na prática, a maior parte destas reformas vinham ao encontro dos interesses da alta burguesia, que tentava, com êxito, eliminar os vestígios do Antigo Regime na França.
4-(UFSM-RS) O Iluminismo, movimento intelectual do século XVIII, representou:
A- ( ) A afirmação das idéias revolucionárias da burguesia;
B- ( ) O renascer do pensamento clássico greco-romano;
C- ( ) A revolução ideológica da nobreza;
D- ( ) A expansão do pensamento religioso protestante;
E- ( )O fortalecimento do Estado absolutista.
5- (UFMG) Assinale a alternativa que apresenta um princípio filosófico do Século das Luzes.
A-( ) Crença na razão como fonte para a crítica social e política.
B-( ) Defesa do ideal monárquico para a garantia da unidade política.
C-( ) Idéia do Direito Divino dos Reis para legitimar o Absolutismo.
D-( ) Idéia de indivisibilidade do Estado em poderes independentes.
6-Observe a imagem abaixo com atenção:
HISTOIRE: une terre, des hommes.França: Magnard.
A caricatura acima mostra a situação das camadas sociais na sociedade francesa de antes da Revolução de 1789.
A) Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?
B) Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em relação às camadas dominantes?
C-Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período mais radical do processo revolucionário?
7-Leia os dois textos seguintes e responda.
"Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento, nem temor ou
aparência de movimento no Reino havia que pudessem interromper ou se
opor aos meus projetos." (Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)
"Para nos
mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os
que governam: a excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro
de sua servidão." (J. P. Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)
A) A que regime político predominante na Idade Moderna européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?
B) O texto
de Marat apresenta uma noção de cidadania elaborada pela reflexão
política do Século das Luzes. De que forma a Revolução Francesa do
século XVIII foi a expressão desta nova concepção política?
(Ufv 2004)
Na noite de 14 de julho de 1789, em Paris, Luís XVI recebeu do duque de
La Rochefoucauld-Liancourt a notícia da queda da Bastilha e da deserção
das tropas reais frente ao ataque popular. O famoso diálogo que se
travou entre o rei e seu mensageiro é breve e revelador. O rei, segundo
consta, exclamou:
"Isto é uma revolta"; e Liancourt corrigiu-o: "Não, Senhor, isto é uma revolução".
(Adaptado de: ARENDT, Hannah. "Da Revolução". São Paulo: Ática; Brasília: Editora da UNB,1988, p.38.)
Com base nesse diálogo e nos seus conhecimentos sobre a Revolução Francesa, responda:
O que a tomada da bastilha representou para os franceses durante a Revolução?
Comentários
Postar um comentário